FOME DE CIRCO

FOME DE CIRCO
FOME DE CIRCO

terça-feira, 23 de março de 2010


REDE BAIANA DE TEATRO DE RUA E CIRCO SOCIAL SERÁ CRIADA EM ENCONTRO TEATRAL EM JUAZEIRO – BA NAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TEATRO E NACIONAL DO CIRCO


Nos moldes da Rede Brasileira de Teatro de Rua; um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os artistas-trabalhadores e grupos pertencentes a ela podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez mais, suas ações e pensamentos, será criada a Rede Baiana de Teatro de Rua e Circo Social, no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, durante o Encontro Formando em Rede, que reunirá 150 participantes de grupos de teatro do Território do Sertão do São Francisco, nos dias 25 a 28/03, na cidade de Juazeiro-BA.
O membro do Gueto Poético e articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua; Kuka Matos, realizará, durante o evento, oficina de teatro de rua e palestra sobre a história recente do teatro de rua na Bahia e sobre o processo de articulação nacional e local em rede.
A Rede Baiana de Teatro de Rua e Circo Social já conta com adesão de articuladores de cerca de vinte(20) grupos de municípios baianos que já vinham se articulando e durante o evento em Juazeiro-BA vão formalizar a Rede Baiana que passa a atuar publicamente através dos seus articuladores e em consonância com a Carta da Rede Brasileira.
No encontro de formalização da Rede Baiana serão definidos encaminhamentos para assegurar a participação de articuladores da Rede Baiana no Encontro Nacional de Articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua que irá acontecer de 01 a 07 de maio/2010, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
O encontro reunirá articuladores de todos estados brasileiros e distrito federal para conversas e apresentações, trocas e intercâmbios entre fazedores de teatro de rua do Brasil e alguns paises da América Latina.
O Encontro Formando em Rede é organizado pelo articulador Élson Campos, membro do Grupo Carranca e do Núcleo de Arte Educação Nego Dágua.
A partir do encontro o grupo articulou o Fórum de Teatro do Território do Sertão do São Francisco que reúne artistas e grupos de todo território.
O Grupo Carranca é, juntamente com o Gueto Poético, responsável pela realização do primeiro Encontro de Teatro Popular de Rua da Bahia(1996) e pela campanha e criação da lei que cria a Casa do Teatro de Rua da Bahia.
Informações/Contatos da Rede Baiana de Teatro de Rua e Circo Social:

Kuka Matos

Gueto Poético

Articulador da RBTR/BA

Salvador - BA


Élson Campos

Grupo Carranca
Articulador da RBTR/BA




Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com